Sarcopenia

O que é a Sarcopenia?

A sarcopenia é a perda de massa muscular. Quanto menos atividade física maior a Sarcopenia.

O que acontece quando envelhecemos?

Com o envelhecimento naturalmente diminuímos a nossa atividade física, muitos param de trabalhar e tem uma vida mais caseira. Com o passar dos anos os músculos ficam atrofiados e surge a SARCOPENIA.

Quais os sinais clínicos de sarcopenia?

Um dos sinais tardios da perda de massa muscular é a incapacidade de levantar da cadeira sem apoiar as mãos. Um sinal precoce é a incapacidade de levantar, estando sentado no chão, sem usar a ajuda das mãos.

Qual o melhor tratamento para a sarcopenia?

O melhor tratamento da sarcopenia é a sua prevenção. A atividade física regular é essencial para uma vida saudável e se torna imperativo nos dias atuais, onde a população envelhece com saúde até os 80-90 anos.

Se você é jovem e não consegue se levantar do chão, sem o apoio das mãos e se você é mais velho e já precisa do apoio do braço da cadeira para levantar: ATENÇÃO você pode estar com perda de massa muscular. Consulte seu Médico.

Existem outros sintomas de sarcopenia?

Idosos com Sarcopenia tem dificuldade para ficar em pé, a marcha fica lenta e pode apresentar dificuldade para caminhar sem apoio.

Quais remédios são usados para tratar a sarcopenia?

Não existem remédios que recuperem a massa muscular, a única forma de tratar e prevenir a sarcopenia é a realização de atividade física.

Uma pergunta frequente no consultório é como realizar exercícios com um problema ortopédico?

Sempre temos uma alternativa para a prática de exercícios, até mesmo os pacientes cardiopatas (com problemas cardíacos graves) podem realizar alguns tipos de exercícios, que melhoram a capacidade física e ajudam o coração. Porém, atenção: para realizar atividades físicas regulares você deve procurar o seu médico.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calculadora Frax

25 perguntas sobre osteoporose

Minha foto
Prefrati - Prevenir Quedas e Tratar Fraturas
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Missão: Prevenir Quedas e Tratar Fraturas