Obesidade Osteossarcopênica

O aumento da prevalência de obesidade nas últimas décadas representa um problema de saúde pública, inclusive no Brasil. A população com sobrepeso e obesidade combinadas  representam a maioria das pessoas em muitos países, especialmente entre os grupos de meia-idade e idosos. 

O chamado envelhecimento fisiológico

Tipicamente, todos os fatores que contribuem para a obesidade, sarcopenia, osteoporose, diminuição da massa e da força muscular ocorrem com o chamado “envelhecimento normal”. 

Mito: O velho gordo é saudável.

O aumento da gordura corporal pode estar presente como um excesso de peso, com a gordura redistribuído em órgãos viscerais ou ainda com gordura entremeada em ossos e músculos. Isso  ocorre especialmente com a avançar da idade e também em algumas doenças crônicas. O risco de fragilidade e incapacidade em indivíduos obesos com baixa massa muscular são maiores que o observado em indivíduos não obesos com alterações musculares semelhantes.

Como emagrecer após os 60 anos de idade?

Embora a redução do peso corporal seja a principal estratégia para indivíduos obesos, as terapias de redução de peso podem comprometer a capacidade de preservar a massa muscular e a função em indivíduos idosos.

O que é a sarcopenia ?

A sarcopenia é uma perda generalizado e progressiva dos músculos, que pode ser detectado pela perda de força muscular e confirmado pela perda de massa muscular. Indivíduos sarcopênicos têm diminuição da massa muscular e aumento da gordura dentro e entre os  músculos.
Essas mudanças estão associadas com limitações de mobilidade em pessoas idosos, lentificação do caminhar e diminuição de força de preensão da mão ao cumprimentar parentes e amigos. A presença de sarcopenia e obesidade no mesmo indivíduo tem sido descrito na literatura como obesidade sarcopênica.

Quais os riscos do indivíduo com osteo-sarcopenia ?

O desempenho físico diminuído leva à fragilidade generalizada, a um aumento do risco de quedas e consequentemente de sofrer fraturas. Após as quedas e eventuais fraturas ocorre uma perda da independência, redução da qualidade de vida e uma maior morbidade e também mortalidade. 

O que é a osteoporose

Osteoporose é uma doença sistêmica caracterizada por baixa massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo com consequente aumento da fragilidade óssea, ocorre com frequência, particularmente em mulheres mais velhas. Na Suécia indivíduos com idade de 50 anos tem uma probabilidade de sofrer uma fratura osteoporótica de 22% nos homens e 46% nas  mulheres.

Sarcopenia x Osteoporose

A sarcopenia e a osteoporose têm fatores de risco semelhantes que incluem fatores genéticos, função endócrina e fatores mecânicos. Além disso, ossos e músculos interagem de perto uns aos outros não só mecanicamente mas também metabolicamente. A combinação de osteoporose / osteopenia e sarcopenia foi denominado osteo-sarcopenia. 

Qual o risco de pacientes com osteo-sarcopenia após fraturas do quadril ?

Yoo JI et al. avaliaram pacientes com fratura de quadril. Observaram uma taxa de mortalidade de 15,1% após 1 ano daqueles com osteosarcopenia, o que foi maior que naqueles com osteoporose isolada 5,1% ou sarcopenia isolada 10,3%. Este achado é consistente com a observação do trabalho de Kaplan SJ el al, em um estudo de pacientes internados em terapia intensiva em que a mortalidade em 1 ano foi aumentada em indivíduos com sarcopenia, osteopenia ou a combinação em comparação com controles. Drey et al. em um estudo com 68 adultos frágeis e osteosarcopênicos os indivíduos mostraram uma redução significativa no desempenho físico em comparação com indivíduos sarcopênicos ou osteopênicos isoladamente. Chalhoub e col. num grande estudo com 5544 homens com idade média de 73,7 anos e com das Fraturas Osteoporóticas mostrou que o risco de fratura com fraturas não vertebrais em comparação com controles saudáveis ​​foi substancialmente maior para homens com baixa densidade mineral óssea (DMO) e sarcopenia (3,8 x) do que para homens com apenas uma condição (1,1 x).

Como identificar idosos com obesidade osteossarcopênica?

Idosos com sobrepeso, apesar de aparentar vigor físico, podem apresentar  lentificação da marcha, uso das mãos no braço da cadeira para levantar e diminuição da força de preensão ao nos cumprimentar. estes Idosos devem ficar no radar pois podem sofrer de osteo-sarcopenia. Devemos levar esses idosos ao médico para um avaliação. Em geral esses indivíduos devem ir a um geriatra porém em alguns casos são levados ao ortopedista.

Referencias:
  • Kaplan SJ, Pham TN, Arbabi S, Gross JA, Damodarasamy M, Bentov I, Taitsman LA, Mitchell SH, Reed MJ (2017) Association of radiologic indicators of frailty with 1-year mortality in older trauma patients: opportunistic screening for sarcopenia and osteopenia. JAMA Surg 152(2)
  • Yoo JI, Kim H, Ha YC, Kwon HB, Koo KH (2018) Osteosarcopenia in patients with hip fracture is related with high mortality. J Korean Med Sci 33(4):e27
  • Drey M, Sieber CC, Bertsch T, Bauer JM, Schmidmaier R (2016) Osteosarcopenia is more than sarcopenia and osteopenia alone. Aging Clin Exp Res 28(5):895–899
  • Chalhoub D, Cawthon PM, Ensrud KE, Stefanick ML, Kado DM, Boudreau R, Greenspan S, Newman AB, Zmuda J, Orwoll ES, Cauley JA (2015) Risk of nonspine fractures in older adults with sarcopenia, low bone mass, or both. J Am Geriatr Soc 63(9):1733–1740

Dr. Marcos Britto da Silva
Médico Ortopedista
Traumatologia do Esporte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 perguntas sobre osteoporose

Manual do Cuidador de Idosos

Minha foto
Prefrati - Prevenindo Quedas e Fraturas em Idosos
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Prevenindo Quedas e fraturas em Idosos